terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Escola Européia

Escola Sociológica Européia

Método: estruturalismo;
Técnica: análise de conteúdo;
Objeto: a mensagem na comunicação de massa;
Local: Itália e França na década de 60;
Principais nomes: Umberto Eco, Roland Barthes, Edgar Morin e Jean Baudrillard;

Contexto histórico: A grande explosão da cultura de massa se deu após a crise de 29, pois era imposta uma sociedade do consumo para recuperar a perda. Com o fim da 2ª Guerra houve uma mudança de pensamento na humanidade: 1° porque se acreditava na tecnologia como avanço e não como máquina mortífera; 2° foi aplicado essa modernidade em aparelhos para consumo; e 3° a evolução dos meios de comunicação de massa atingiu o mundo todo. Outro fator importante nesse contexto foi a ArtPop - com Andy Warhol e Roy Lichenstein - que veio criticar o valor de troca que a arte adquiriu.
Características principais: análise antropológica da comunicação de massa - com ênfase na cultura de massa e o homem contemporâneo. Passaram a analisar o conteúdo dos considerados produtos Kitsch - brega - de forma crítica e não preconceituosa. Como método estruturalista viam de que forma as partes de um conjunto formam o todo: "a soma das partes é maior do que o todo".
Se diferem dos funcionalistas* (integrados) pela passividade diante os fatos e dos frankfurtianos** (apocalípticos) pelo negativismo e por não analisarem a comunicação de massa. Para Umberto Eco ambas as teorias anteriores coisificavam - usando conceitos fetiches - a comunicação de massa que é tão complexa - e como ele julga: é o homem comtemporâneo.
Edgar Morin criticou mais os frankfurtianos, em especial Adorno. Escreveu um texto chamado Indústria Cultural concordando com a padronização, mas dizendo, sobretudo, que não podiam ser julgados.




* FUNCIONALISTAS: estudavam a Cultura de massa - Democratização da cultura


** FRANKFURTIANOS: estudavam a Indústria cultural - Nada presta

Nenhum comentário:

TURMA 2J

Esse foi o semestre vivido pela turma 2J de jornalismo na Universidade Presbiteriana Mackenzie (1º semestre de 2008).

Escolha o curso no menu ao lado e confira todo o conteúdo das aulas, textos lidos, slides... que foi estudado durante o semestre.

Para receber mais informações sobre os conteúdes, envie e-mail para mackjornalistas@gmail.com

Carlos Eduardo Xavier

Minha foto
Atendo pelo nome Carlos Eduardo Xavier. Nasci em Assis (SP) no dia 17/12/1987 e logo me mudei para Cerejeiras (RO), onde passei minha infância, melhor fase da minha vida. Novamente em Assis, termino a escola e o colegial. Vou morar na Itália, onde passo um ano convivendo com pessoas de mais de 100 nacionalidades. Em Loppiano (Firenze - Itália) é que aprendi a viver o que a vida sempre me ensinou. Assis pela terceira vez me recebe, mas por somente seis meses. De lá vou para a capital do estado, onde, agora, faço Jornalismo na Universidade Presbiteriana Mackenzie. MSN... cadu_gen@hotmail.com